10 — A Roda da Fortuna

Publicado em 3 de Novembro de 2015

 

 

Suspensa no espaço, e circundada pelas quatro bestas simbólicas dos elementos que representam as funções psicológicas da sensação, da emoção, do pensamento e da intuição, a Roda(ROTA) da Fortuna gira. Descendo sobre o arco da geração, vemos uma serpente, ao passo que, subindo na regeneração, encontramos a figura de Anúbis com cabeça de chacal, o deus da mentalidade iluminada. O princípio da harmonia e do equilíbrio rege a roda na forma de uma esfinge armada com uma espada. Os três círculos que constituem a roda mostram o Eu superior, trino, que é composta da vontade, do amor e da ideação criativa. Os símbolos alquímicos que formam os aros da roda indicam a transmutação da alma dentro do confuso processo de mudança.

SIGNIFICADO DIVINATÓRIO

Destino. Fortuna. Resultado. Felicidade. Acontecimento afortunado. Ganho especial ou perda fora do comum. Conclusão. Consequência. Chegando ao fim de um problema. Benefício ou malefício, dependendo das influências das outras cartas próximas. Acontecimentos inesperados poderão vir a ocorrer. Aquilo que foi, que é e que será, não sofrerá modificações se a pessoa não estiver atenta para uma oportunidade inesperada.

SIGNIFICADO CABALÍSTICO

  • Vigésimo Primeiro Caminho: De Netzach a Chesed
  • O Caminho de Caph
  • A Roda da Fortuna — A Décima Carta
  • Cor do Caminho — Violeta
  • Som relacionado — Lá Sustenido
  • Planeta — Júpiter
  • Significado — Punho
  • Letra-Dupla -Riqueza-Pobreza
  • Título Esotérico — O Senhor das Forças da Vida
  • Letra Hebraica: KAPH

O Vigésimo Primeiro Caminho é a Inteligência da Conciliação, assim chamada porque recebe a influência divina que flui para dentro dela a partir de sua benção sobre tudo o que existe.

O Caminho de Caph, a Roda da Fortuna, vai de Chesed a Netzach. Ele é o Caminho que faz a ligação entre a Personalidade e o Eu Superior, no Pilar da Misericórdia, abaixo de Chokmah.

A palavre Kaph significa punho. A mão fechada simboliza o claro entendimento e também a conclusão de uma atividade ou o fechamento de um círculo. Nesse sentido, Kaph é a mantilha que envolve a dançarina na carta O Universo(O Mundo). Além disso, veremos também que, sendo Kaph a mão fechada, a carta que a precede, O EREMITA (Yod), é a mão aberta.

A roda, tão importante para este Caminho, é um símbolo muito amigo da própria vida, sendo que o seu giro, em alguns sistemas, é uma oração. Ela é a roda do nascimento, da morte e do renascimento. É a roda do Karma. Todavia, positivamente, não é uma roda de acasos ou acidentes. Não existem acidentes no Universo, verdade que constitui uma das principais lições desta carta. Somos os únicos responsáveis pelo nosso próprio destino. A fortuna nos proporciona aquilo que recebemos, o que nem sempre é agradável.

A chave para a RODA DA FORTUNA é a dualidade e o intercâmbio de energias entre os opostos, os quais, afinal de contas, fazem a roda girar. A roda é a atividade de toda manifestação, conforme é simbolizado pelos doze raios na versão da Aurora Dourada.

Ideia Fundamental

Ao avançarmos do destino inferior da emoção humana para o destino superior da Benevolência Divina, podemos nos considerar de fato afortunados, porém somente se tivermos aprendido a conciliar as funções quádruplas da nossa personalidade e a integrá-las, e se formos sempre regidos por um equilíbrio perfeito.

Lema: “ Eis que… o seu galardão vem com ele, e diante dele está o seu trabalho. Quem mediu as águas na concha da mão, e tomou a palmos a medida dos céus.”Isaias, 40:10,12

Gostou do texto? Gostaria muito de saber sua opinião ou feedback.

Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com.


Arcanos Arcanos Maiores Roda da Fortuna Tarô

Fontes e Referências

 

Sígilo Diogenes Junior

Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para contato@diogenesjunior.com.br