11 — A Justiça

Publicado em 3 de Novembro de 2015

 

 

A figura da Justiça está sentada numa posição de equilíbrio entre os dois pilares das polaridades opostas. Ela representa a Justiça divina, com os olhos desvendados, diferentemente da justiça humana, que é cega. Sua espada está levantada como símbolo da sua severidade potencial. Na sua mão esquerda ela segura a balança do julgamento imparcial. Tudo se revela aos olhos abertos dessa figura, e a espada do Karma na sua mão direita punirá inevitavelmente toda imperfeição e todo egoísmo. O passado e o presente são pesados na balança dourada, se o peso kármico estiver em equilíbrio, o progresso estará assegurado ao peregrino. A imagem transmitida por esse Arcano é imparcial, firme, contudo essencialmente benéfica.

SIGNIFICADO DIVINATÓRIO

Probidade. Racionalidade. Justiça. Equilíbrio adequado. Harmonia. Equidade. Integridade. Virtude. Honra. Virgindade. Recompensa justa. Desejo sincero. Boas intenções. Ações bem intencionadas. Conselhos. Satisfação consigo mesmo. O resultado eventual quer favorável, quer desfavorável, será verdadeiramente justo para a pessoa envolvida. Equilíbrio. Estabilidade. Imparcialidade. É capaz de perceber a tentação e de evitar o mal. Esta carta sugere uma pessoa que reage favoravelmente à boa natureza dos outros. Alguém que não tira vantagem desonesta de uma situação.

SIGNIFICADO CABALÍSTICO

  • Vigésimo Segundo Caminho: De Tiphareth a Geburah
  • O Caminho de Lamed — A Justiça
  • Cor do Caminho — Verde-esmeralda
  • Som relacionado — Fá Sustenido
  • Signo — Libra (Ar Cardeal)
  • Letra Simples — Trabalho
  • Título Esotérico — A Filha dos Senhores da Verdade; o Controlador da Balança.
  • A Décima Primeira Carta
  • Letra hebraica: LAMED

O Vigésimo Segundo Caminho é a Inteligência Leal, assim chamada porque através dela as virtudes espirituais são aumentadas, e todos os habitantes da Terra estão praticamente sob a sua sombra.

O Caminho de Lamed, A Justiça, está entre Tiphareth e Geburah. Lamed significa aguilhão, uma vara pontiaguda que estimula o boi a continuar andando. Esta atribuição indica o relacionamento especial desta letra com Aleph (boi) no Caminho de O BOBO.

A Justiça atua continuamente acima e abaixo, no Universo Maior e na alma individual. Fazendo uma comparação mais mundana: quando dirigimos um veículo estrada abaixo, A Justiça são as correções que fazemos ao girar o volante para um lado e para outro a fim de manter o veículo no centro da pista. Esta função deliberadamente equilibradora ocorre no nosso corpo, onde a alimentação deve ser equilibrada e contínua para mantê-lo operando como um repositório apropriado para o Espírito. Uma função função equilibradora também ocorre na nossa personalidade; nenhum comportamento extremo constante pode ser tolerado sob pena de não podermos operar de forma eficaz em nossos ambientes. A Justiça opera tanto através da razão como por meio da força natural. Nós temos a capacidade de nos decidir a equilibrar alguma coisa dentro de nós mesmos; se não tomarmos esta decisão, porém, ela será tomada por nós. O mesmo processo ocorre em todos os níveis da Justiça. Se não tomarmos uma decisão consciente, ela poderá ser tomada por nós. Seja como for, esta Inteligência é “Leal”, ela nos guia e nos protege.

Ideia Fundamental

Da estação da beleza equilibrada vamos para o princípio da severidade e, ao fazermos isso, as forças kármicas da purificação nos submetem a um completo processo de julgamento.

Lema: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semeia, isso também colherá.” Gálatas, 6:7

Gostou do texto? Gostaria muito de saber sua opinião ou feedback.

Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com.


Arcanos Arcanos Maiores Justiça Tarô

Fontes e Referências

 

Sígilo Diogenes Junior

Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para contato@diogenesjunior.com.br