Os Arquétipos femininos da Sacerdotisa e Imperatriz no Tarô

A Deusa Mãe Espiritual, e a Deusa do desejo Carnal

Publicado em 24 de Setembro de 2017

 

 

Para quem já conhece o tarô, as cartas da Sacerdotisa (ou Papisa) e da Imperatriz geralmente vem acompanhadas de uma bagagem de cartas que representam o feminino, seja o sagrado feminino, seja lado feminino da semelhança com a Lua, seja o símbolo da mulher como um todo (mulher gênero feminino); Porém por serem cartas diferentes, não podemos achar que representam a mesma coisa, realmente elas representam arquétipos femininos, porém dentro de uma representação feminina temos dois extremos que precisam ser observados para uma total compreensão dessas duas representações.

 
 

O Mito de Afrodite e Psiquê:

 
 

 

Pesquisa no Google sobre o termo “bruxos”

 

Pesquisa no Google sobre o termo “bruxas”

 

Talvez por isso, dentro de todos nossos, esses dois arquétipos femininos combatem para prevalecerem, se iremos adorar nossos desejos de amor e desejo, ou se seremos pessoas espirituais devotos da deusa primitiva.

 

A carta da Sacerdotisa (Papisa) do Tarô de Marselha, mostra uma mulher madura que tem o cargo máximo dentro do templo onde está está. O foco da atuação dela, e como todos objetivos estão em volta da causa espiritual;

 

A carta da Imperatriz do Tarô de Rider Waite, onde mostra uma mulher jovem, provavelmente grávida. Ela está em um campo aberto e florido, representando a terra fértil, uma representação do próprio corpo dela.

 

No tarô Alquímico de Robert Place, a questão da fertilidade fica ainda mais evidente pelo fato dela estar nua e totalmente ligada a natureza, “a mulher que gera filhos”. O fato dela segurar quase abraçada a árvore, não é atoa, uma velha máxima da alquimia conta que as mulheres são como árvores que só servem para dar frutos, e com o tempo amadurecem para serem seres completos e sábios: humano.

 

O processo de transformação da Virgem, “Le Songe de Poliphile (1600)”

 

No Tarô do paganismo contemporâneo, não atoa temos na ilustração três gerações de mulheres onde cada uma olha para a mais nova e a enxerga como como inexperiente, porém todas sabem que o tempo sempre fará as posições mudarem. Ao fundo temos uma estátua de Afrodite.

 

 

No Tarô Wild Wood, ambas as representações femininas mostram mulheres que aparentemente tem a mesma idade, porém a carta número 2 da Sacerdotisa (The Seer), parece ser uma mulher mágica que invoca um poder misterioso, oculto ou sobrenatural. Já a carta número 3 da Imperatriz, (The Green Woman) mostra uma mulher também com acesso a poderes mágicos, mas dessa vez sabemos que esse “Poder” vem da natureza, e reparem como o ventre dela está em evidência como se quisesse indicar o “poder de gerar filhos”.

 

 

No tarô das 78 portas vemos novamente essa separação, onde a Sacerdotisa é retratada com poderes sobrenaturais de visão do futuro e cartomancia, e a Imperatriz como uma mãe ou pelo menos uma mulher receptiva a filhos e crianças.

 

 

E por último no Tarô das Deusas, nossa sacerdotisa é representada pela Deusa Sarasvati a deusa da Sabedoria, enquanto a Imperatriz é representada pela Deusa Estsanatlehhi da Fertilidade.

 

Já essa abaixo é a mesma deusa, porém na manifestação de Kali-ma, sob o corpo do marido Shiva morto. Ela segura nas mãos, e em volta da cintura, as cabeças dos assassinos. A língua para fora, conta a lenda que era por que ela bebia o sangue do corpo, após cortar a cabeça do inimigo.

 

Outra representação da imagem de Kali-ma, muitas vezes retratada com um Leão próximo a ela, indicando a força, ou a violência de sua vingança:

 

 

Sacred And Profane Love, oil on linen, 72 x 46 inches, 2013

Gostou do texto? Gostaria muito de saber sua opinião ou feedback.

Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com.


arquétipo feminino Imperatriz mulher Reflexão Sacerdotisa

Fontes e Referências

Obrigado Ingrid Pereira pela revisão do texto.

 

Sígilo Diogenes Junior

Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para contato@diogenesjunior.com.br