Modelo de diário para praticantes de artes esotéricas e ocultismo

“A vida de cada homem é um diário no qual ele pretende escrever uma história e escrever outra; e sua hora mais humilde é quando ele compara o volume com o que ele jurou fazê-lo.” (JM Barrie)

31 de Maio de 2021

 

Introdução

Das mais variadas modas de internet que temos hoje em dia, uma das mais úteis é a prática de se manter um diário. A prática de “journaling” ou “Daily journaling” consiste em escrever seja pela manhã ou no final do dia, todas as suas atividades, desejos etc. Afim de se analisar, refletir ou simplesmente administrar o rumo que estamos dando para a nossa vida. Pode parecer (e é) uma rotina simples, mas é bastante prático para se manter um mínimo de organização em nossas vidas, ainda mais em tempos onde recebemos cobranças e expectativas de certas coisas que as vezes nem nos damos conta do mais importante: no espetáculo da vida, somos o ator principal.

Existem vários artigos e vídeos por ai explicando como fazer um registro de um diário, como por exemplo o excelente Why Keeping a Daily Journal Could Change Your Life (https://benjaminhardy.com/why-keeping-a-daily-journal-could-change-your-life/) do Benjamin Hardy, porém esse texto que escrevo tem o objetivo de mostrar um exemplo de como seria um modelo de diário para um praticante de artes esotéricas e do ocultimo.

Não tenha esse modelo como uma regra, ou algo que você faz por obrigação. Adapte-o para a sua realidade para que faça sentido para você. Esse modelo atual chegou nesse formato, depois de várias mudanças e revoluções:

 

Reflita:

O que significa a história de todos os teus dias? Observe os hábitos que a compõe: serão o produto de pequenas e incontáveis covardias e preguiças, ou da tua coragem e da tua engenhosa razão?

Nem a salvação ou a perdição residem na técnica. Sempre ambivalentes, as técnicas projetam no mundo material nossas emoções, intenções e projetos. Os instrumentos que construímos nos dão poderes mas, a escolha está em nossas mãos.

 

Primeiro, fique claro em seu porquê.

Para mim, há apenas uma razão para manter um diário: para me administrar.

  • Você sabe o quão bom de um pensador você é?
  • Suas decisões fazem sentido?
  • Como você toma decisões?
  • Por que você faz o que faz?
  • Quando você é produtivo?
  • Quando você não é produtivo?
 

1. Escreva sobre suas atividades.

Apenas escreva o que você está fazendo. Você pode fazê-lo de manhã ou à noite.

Nunca dominaremos completamente a natureza, e nosso organismo, ele mesmo parte dessa natureza, será sempre uma construção transitória, limitada em adequação ao desempenho. Tal conhecimento não produz um efeito paralisante; pelo contrário, ele mostra à nossa atividade a direção que deve tomar.

 

2. Escreva sobre o que te assusta.

Não há melhor maneira de lidar com suas preocupações do que escrever sobre elas. Se você se preocupa com algo, parece muito pior em sua cabeça. Quando você começa a escrever sobre o que está estressado, pode começar a pensar em como resolver o problema que está causando estresse em primeiro lugar. “O ato de escrever é o ato de descobrir o que você acredita.” – David Hare

Eis os meus defeitos, os meus erros, a minha loucura e a minha confusão, eis as minhas lágrimas, a minha vaidade, eis a minha noite de coruja e as minhas contradições:

 

3. Escreva sobre suas decisões.

Use seu diário como um mecanismo de feedback tentando adivinhar suas próprias decisões. Tomar decisões é difícil.

Por exemplo:

  • “Devo desistir do meu trabalho?”
  • “Devo pegar este trabalho?”
  • “Devo terminar meu relacionamento?”

Esses são exemplos de grandes decisões. Mas você também pode usá-lo para todas as pequenas decisões da vida.

  • “Devo sair hoje à noite ou devo trabalhar no meu negócio?”
  • “Esse design de UX funciona ou não?”

No fundo, nós meio que sabemos as respostas. Nós apenas não olhamos profundamente o suficiente.

Faça a si mesmo uma pergunta e tente respondê-la raciocinando de vários lados. Quais são os profissionais? Quais são os contras? Quais são os resultados?

As perguntas que você pode fazer são infinitas.

Agora, tudo o que você precisa fazer é abrir uma nova página em seu diário físico ou um documento em seu diário digital e começar a escrever:

 

3.5. O que você deseja?

Escreva o que você deseja que aconteça hoje ou amanhã: o desejo nada mais é do que a sua vontade mais forte.

 

4. Arcanos.

Arcanos para refletir durante o dia de hoje

 

5. O que isso significa para você.

Com base dos Arcanos que escolheu ou tirou para refletir, o que isso significa para você?

 

Bônus:

Ter uma boa playlist, ajuda a liberar um potêncial criativo para escrever melhor:


Diario Journal Journaling

Sígilo Diogenes Junior

Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para contato@diogenesjunior.com.br